LER NÃO É FUNDAMENTAL.

Ler um livro da primeira pagina até a última não é necessariamente uma virtude. É melhor passar os olhos pelo titulo e a orelha, pular as páginas ou deixá-lo pela metade, dizer que leu tudo e ainda ter discussões filosóficas sobre o assunto.

Muitos defendem a bandeira e querem dizer que a leitura passa por meios-termos como deixar o livro fechado, ouvir falar dele, percorrer suas paginas... Lutamos pelo direito à não-leitura. Como livros de Machado de Assis, explica que é o “ter que ler” que afasta os leitores.

Temos o direito de não ler por completo e entender a história pela, quem sabe, a capa, ou até mesmo só ler algumas paginas e pular algumas linhas, ler qualquer coisa ou não terminar de ler o que se lê.

Faça um teste. Experimente discutir com seus alunos (caso seja um professor) ou até mesmo na mesa de bar com amigo ou numa roda de família. Poucos dirão que adoram ler os livros até o fim, ou sei lá o que for. Provavelmente todos terão uma opinião formada, ainda que nenhum deles tenha lido de cabo a rabo um Machado de Assis da vida ou qualquer outro espalhado no mundo.

Aqui no Blog não é diferente. Você ler o que lhe atrai, não importa a ordem, você nunca vai ler tudo que aqui escrevemos.

É normal, afinal, literatura ou habito pela leitura, não faz parte de nossa cultura, mesmo assim insistimos que as pessoas parem de ver bobagem na Web, TV ou revistas sem conteúdo e, vão ler um livro.

Faça isso, mesmo que pule algumas páginas.

Por que ler não é fundamental, fundamental é absorver algo bom de tudo que se ler.

"Entre um bom livro e um mau filme, geralmente o segundo sempre ganha, por mais que não queiramos confessar" (Daniel Pennac, escritor francês).


Por Rita Loiola - R. Galileu - Out2009.

Equipe Robson Senna Info


1 Poste um comentário.:

Discordo em gênero, número e grau, lógico! A única coisa que concordo é que em nosso País a leitura não faz parte da nossa cultura, infelizmente. Muito sábio foi Monteiro Lobato ao dizer que um país se faz com homens e livros. Mas nem me refiro a livros, apenas. O brasileiro não gosta de ler é nada! E o governo adora isso, claro... para quê pessoas bem informadas, cultas, sábias?
Eu sei da enorme dificuldade de fazer um aluno (ou qualquer pessoa) ler, por isso mesmo não obrigo, ao contrário, procuro meios mais prazerosos para fazer isso em minhas aulas e funciona! Um deles é dando o exemplo, pois eu acredito que não só para a leitura, mas para qualquer coisa que queiramos que alguém faça, é preciso fazer primeiro. E para ler basta procurar assuntos do interesse pessoal. Quem é que, fora da área, salvo raríssimas exceções, vai ler Machado de Assis e achar que ler é muito prazeroso? Certamente meus alunos (adolescentes) iriam odiar...
Serei uma eter.

Professora Nalva (via Orkut)


ADMIRADORES.

ENTRE EM CONTATO
"
CONTATO VIA E-MAIL.

ACOMPANHA-ME PELAS REDES SOCIAIS.

ADD ME NO MSN. CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO.
"
CONTATO VIA E-MAIL.
" " "

ZACK EM FASES....